Como aproveitar melhor o seu curso online

Fazer um curso on-line tem sido a opção de milhares de brasileiros por causa de suas facilidades, como horários flexíveis e a possibilidade de estudar qualquer assunto sem sair de casa. Até mesmo para fazer cursos de especialização mais tradicionais, como o MBA, as plataformas de ensino à distância estão se tornando a escolha de muitos profissionais.

Ao escolher o seu curso, procure sempre por uma instituição séria, com experiência no mercado. Para tirar o melhor proveito do ensino à distância, algumas mudanças de comportamento também são necessárias. Mas é mais simples do que parece: com foco e vontade de aprender, o aprendizado se torna natural.

Separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa empreitada. Confira!

Tenha seu objetivo em mente

Lembre-se sempre qual a grande razão que o levou a querer fazer o curso. A certificação pode lhe ajudar com uma promoção no trabalho? Você deseja mudar de área, então está investindo em novos conhecimentos? Ou é pelo prazer de aprender? Isso é importante para que, nos momentos em que bate o desânimo, você não desista.

Você é o protagonista

Você decide seu horários, organiza como vai estudar e pode ir atrás de novos conteúdos, mais aprofundados. Na educação a distância, o aprendizado depende muito mais do seu esforço do que em uma sala de aula convencional.

Organize horários e rotinas

Separe um período do dia específico para os estudos. Mantenha uma rotina organizada e tenha um local certo para estudar. Isso é importante para que a sua mente entenda que precisa, a partir daquele instante, manter o foco e absorver o máximo possível de conhecimento.

Não tenha medo de entrar em contato com colegas e professores

Mesmo com o curso sendo online, você pode – e deve! – manter contato com colega e professores. Tire dúvida, faça comentários, aproveite a experiência de quem está a área a mais tempo que você. Faça com que seu curso valha não apenas pelo conteúdo transmitindo, mas também pelos novos relacionamentos estabelecidos.

Deixe uma resposta