Checklist para iniciar um projeto

Ao iniciar qualquer projeto é preciso ter claro quais serão os objetivos dele, para isso, são necessárias muitas horas de conversa antes do planejamento. Ter um planejamento é o começo do sucesso.

Veja os outros itens imprescindíveis para o desenvolvimento de um projeto:

  • Cronograma –  defina aqui todas as etapas que serão necessárias, é ideal estabelecer marcos para avaliar a situação e os status dos processos.
  • Pessoas – como não se faz nada sozinho, definir quem vai estar do seu lado nesse desafio é primordial e em alguns projetos especialistas, alguns profissionais só entram em determinado momento do projeto. Saber quem, quando e o que essas pessoas irão fazer ajuda o gestor do projeto ter a noção quando precisar de substituição,avaliar demandas de trabalho e ajustes.
  • Stakeholders –  são as pessoas que irão dar informações, colaborar, aprovar e entregar os projetos. Ter uma comunicação clara com elas é primordial para o desenvolvimento e um bom antendimento das etapas.
  • Viabilidade –  Não vai adiantar nada colocar no papel um projeto excelente se não for estudado tudo que é necessário para a execução dele. Além disso, estudar a viabilidade é essencial para não ter entraves no meio do caminho.
  • Custo – quem irá bancar o projeto, a infra-estrutura, as pessoas, os materiais. Quem vai financiar como vai financiar. Esses dados precisam de clareza e comprovação para a execução.
  • Prazo– projetos podem durar até anos, então como não perder os prazos? Organizar é a chave desta etapa. Saber contornar as adversidades também é primordial.

Fazendo todas essas etapas ainda será necessário sempre rever o planejamento, as ações e os objetivos. Toda a execução de um projeto deve ser monitorada e controlada para nada sair do trilho. Assim, será mais fácil atingir o objetivo final, seja ele a implantação de uma usina, uma festa de aniversário ou uma linha de produção em uma indústria.

Deixe uma resposta