Conheça o Perfil do Gerente de Projetos

Conheça o perfil do Gerente de Projetos

Gerente de Projetos é uma profissão que está em ascensão no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas têm investido mais em demandas especiais do que em trabalhos de rotina para conseguirem melhorar suas entregas como um todo.

Mas qual o profissional que pode se candidatar para realizar este tipo de trabalho? Não existe uma limitação de cargo. Temos profissionais trabalhando com projetos executando diferentes funções. Podem ser consultores independentes, gerentes, líderes… O mais importante é que a pessoa tenha o perfil correto para o trabalho.

Gerentes de Projetos são agentes da transformação dentro da organização. Eles propõem as mudanças necessárias para atingir os objetivos desejados e estabelecem prazos e etapas. Usam suas habilidades e ferramentas para inspirar o propósito da mudanças na sua equipe e, com isso, conquistar seus objetivos.

São pessoas organizadas, que trabalham orientadas a um objetivo e possuem papel estratégico no sucesso das organizações. Entendem que os melhores processos podem ser aplicados em todos os setores, adaptando apenas pequenos detalhes.

Trabalham bem sob pressão e não se assustam frente às reviravoltas que suas ações podem apresentar. Mas mais do que isso, eles são especialistas em pessoas, pois são seus colegas e colaboradores o principal agente do seu trabalho.

Podem atuar como Gerente de Programas, quando são responsáveis por vários projetos relacionados, ou como Gerente de Portfólio, atuando com a seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas relacionados com a estratégia organizacional.

Com as ferramentas apropriadas, muita técnica e habilidade para comunicação, o Gerente de Projetos é o profissional imprescindível para toda empresa que deseja ser bem sucedida.

Deixe uma resposta