Prepare-se para o futuro da educação

A educação está passando por uma transformação sem precedentes, graças à tecnologia. Ainda herdamos os “formatos” de educação vindos do século passado, com um professor na frente e todos os alunos sentados, anotando em seus cadernos. Com a tecnologia, a forma de aprender e ensinar mudou. Surgiram diversas possibilidades para transformar esse momento em algo interativo e muito mais interessante.

Tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada transportam o aluno para dentro do contexto ensinado. O Gamification transforma a aula em uma grande competição, incentivando os alunos a aprenderem cada vez mais.

Os cursos on-line, por sua vez, permitem que uma quantidade muito maior de interessados realize cursos e aprenda sem sair de casa. Os preço costumam ser muito mais acessíveis do que um treinamento presencial, justamente pela questão da escalabilidade: com uma única estrutura, é possível atingir diversos alunos em todo Brasil e no mundo.

Existem plataformas online de cursos chamadas MOOC (Massive Open Online Course). São sites normalmente desenvolvidos por grandes universidades com cursos disponíveis para os diversos assuntos.

Por outro lado, grandes instituições de ensino também estão apostando no novo modelo online, adaptando cursos como uma pós graduação ou um MBA para o formato online. As vantagens para o aluno são a facilidade para estudar sem sair de casa, flexibilidade de horários e um diploma com o peso de uma grande instituição.

O futuro da educação é um aprendizado mais divertido, interessante e acessível. As tecnologias ainda estão em desenvolvimento, por isso muitas possibilidades ainda podem surgir.

Deixe uma resposta