Porque o networking é importante para o empreendedorismo

Porque o networking é importante para empreendedores

Ter um bom relacionamento profissional, o famoso networking, é importante não apenas para quem trabalhada dentro de uma organização mas também para quem deseja participar do mundo do empreendedorismo.

No entanto, manter o bom relacionamento profissional não é o forte dos brasileiro, segundo pesquisa desenvolvida pelo IDCE (Instituto de Desenvolvimento de Conteúdos para Executivos) com 650 profissionais. De acordo com os dados, 80% dos executivos de médias e grandes empresas reconhecem a importância do networking, mas consideram que os novos profissionais não utilizam essa ferramenta de maneira eficiente.

Tanto para executivos quanto para os novos empresários, ter um bom networking não é ter apenas uma lista de contatos. É preciso ter um bom relacionamento pessoal e profissional com toda a sua rede.

De nada adianta ser muito conhecido das pessoas se elas não reconhecem suas qualidades profissionais. Da mesma forma, não adianta que todos conheçam seus feitos profissionais mas não lembrem do seu nome ou contato.

Para os empreendedores, essa importância é multiplicada. Enfrentar os desafios de abrir e manter o seu próprio negócio não é fácil. Por isso, é importante manter uma lista de contatos por perto, com pessoas que já passaram pelos mesmos desafios e que podem ajudar.

Vale também manter um bom relacionamento com sua rede de fornecedores. Muitas vezes eles próprios reconhecem o valor do seu trabalho e acabam oferecendo valiosas indicações.

Uma boa dica para manter sua rede de contatos sempre atualizada é participar de feiras e eventos do seu setor. Esteja, sempre que possível, próximo de mais pessoas da sua área. E também não deixe para procurar esses profissionais apenas nas horas de necessidade: contatos semestrais ou trimestrais são o ideal.

Deixe uma resposta