Dicas para estudar em casa

Muitas pessoas sonham com a possibilidade de trabalhar em home office ou de conseguir acompanhar seus estudo online, em casa, mas acabam não conseguindo se concentrar. As tentações são muitas, como o sofá, a tv, o lanchinho na cozinha…

Mas estudar e trabalhar em casa é possível sim! Exige um pouco de disciplina, é verdade, mas com alguns pequenos cuidados você consegue manter o seu foco e concentrar no que é importante: o seu desenvolvimento.

  • Separe um horário para seu estudo. Se não está na sua agenda, você provavelmente irá deixar para a última hora.
  • Separe também um local para seu estudo. Ter uma mesa ou um cantinho específico ajuda o seu corpo a entender que aquele é um momento em que ele precisa manter o cérebro focado.
  • Fique longe das distrações tecnológicas: desligue a TV e deixe seu smartphone no modo silencioso. Se possível, ligue o modo avião. Assim, você não receberá notificações de suas redes sociais, o que distrai qualquer pessoa.
  • Comunique as pessoas que moram com você de que aquele é o seu momento de estudo e peça cooperação. Ser interrompido, obviamente, atrapalha a concentração.
  • Nosso cérebro tem um limite de tempo no qual consegue se manter focado, depois ele acaba se distraindo naturalmente. Por isso, faça pausas regulares. Levante da cadeira e beba um copo d’água, por exemplo.
  • Se está muito complicado controlar o tempo, utilize a técnica de Pomodoro. Nela você determina o tempo de 25 minutos focado nos estudos e depois realiza uma pausa de 5 minutos. Você pode marcar seu tempo com um cronômetro ou com sites específicos na internet, como esse.

A principal dica é manter a sua motivação em alta. Pense em como esse estudo será importante para o seu futuro. Sempre que pensar em desistir, lembre-se do motivo que o levou a começar.

Bons estudos!

Deixe uma resposta