Dicas para quem está começando no Marketing Digital

A Internet é uma poderosa ferramenta para quem deseja vender mais. Presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas, ela é um importante canal de comunicação entre empresas e seus possíveis clientes.

O marketing no ambiente digital apresenta algumas sutilezas em relação ao marketing offline justamente por essa presença contínua. Queremos ser lembrados pelos nossos clientes, mas não podemos sufocá-los. É muito tênue a linha entre uma presença positiva e ser apenas “um chato”.

Prova disso é o uso de banners digitais: apesar de já terem sido muito eficientes, hoje as pessoas desenvolveram um tipo de “cegueira seletiva”, ignorando propositalmente os conteúdos que elas rapidamente identificam como propaganda.

Por isso, alguns cuidados são essenciais na sua estratégia. Crie a sua presença digital. Descubra qual é a percepção de marca que seus clientes tem e como ela pode evoluir para atingir um número maior de consumidores.

Defina seu público alvo e estudo seus comportamentos na internet. Conhecendo a sua rotina, você poderá determinar quais são os melhores horários e aumentar a visibilidade das suas publicações em redes sociais.

Tenha um site com versão adaptada para mobile. Hoje o número de usuários que, em casa, acessam sites pelo seu smartphone já é maior do que o número de quem acessa via computador. Por isso é imprescindível ter um site adaptado, com uma leitura que leva em conta diferentes tamanhos de tela.

Ofereça conteúdo para seu público. Uma pessoa só vai ter interesse em seguir uma marca na internet se ela receber benefícios constantes com aquela relação. Não precisa ser algo físico, mas só de receber dicas, aprender curiosidades ou ter algo divertido para contar aos amigos, já ajuda o usuário a estabelecer um vínculo com a marca.

As empresas que trabalham com marketing digital precisam levar em conta o excesso de informação que os usuários encontram na Internet. Tenha cuidado para não fazer sempre mais do mesmo, invista na criatividade e procure se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mercado.

Marketing digital exige tempo, pesquisa e dedicação. Mas com uma estratégia bem feita, os resultados sempre virão.

Deixe uma resposta