habilidades do gestor de projetos

As principais habilidades de um Gestor de Projetos

Profissão em alta no mercado, o gestor de projetos é responsável por organizar demandas e garantir que grandes projetos sejam realizados da melhor maneira possível. Mas para se tornar um bom profissional, não basta apenas entender de planilhas e possuir uma certificação. É preciso habilidades específicas como liderança, organização e tato com as pessoas.

Além dos conhecimentos técnicos, é indispensável que o gestor tenha jogo de cintura e saiba lidar com pessoas. Todo projeto depende da colaboração de diversos profissionais, que podem estar envolvidos no processo todo ou em apenas uma parte dele.

Entenda o perfil de cada participante e descubra a melhor maneira de manter a comunicação aberta entre os funcionários. De nada adianta fazer um relatório complexo para uma equipe que não entende planilhas. Adapte sempre a sua comunicação.

A negociação também é muito exigida desse profissional, que determina prazos e faz a ponte entre diferentes empresas e equipes. Por isso mesmo, o profissional precisa trabalhar bem sob pressão.

Outras características imprescindíveis são ter liderança e visão de todo. Um bom gestor de projetos precisa ter todas as qualidades de um bom gestor, mas a flexibilidade para trabalhar com processos, projetos e produtos diferentes.

O que vale é entender como as pessoas trabalham, o que as motivam e que toda ação hoje irá refletir no sucesso ou fracasso do seu produto no futuro. E toda empresa precisa construir o quanto antes o seu sucesso no futuro.

Deixe uma resposta