Como ter um diferencial competitivo

Diferencial competitivo. Algo que muito se fala, mas que na verdade poucos realmente possuem. A sua empresa possui um verdadeiro diferencial competitivo? Acredite: nem todo mundo pode responder que sim.

Para explicar o que é um diferencial competitivo, a melhor alternativa é recorrer a uma autoridade no assunto. Segundo o professor e especialista em Marketing Philip Kotler, “Diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”.

Pode parecer óbvia a explicação, mas existem companhias que apostam em diferenciais que apenas as tornam… diferentes. Mas a questão aqui é ser SIGNIFICATIVAMENTE diferente, fazendo a sua oferta se tornar algo único na vida do consumidor.

Para a empresa, é essencial que o consumidor veja esse diferencial como uma vantagem. Essa diferenciação deve ser percebida como benefícios não apenas de autoridade, mas como uma mudança interessante para o próprio cliente.

A reputação de uma empresa passa pelo reconhecimento do seu diferencial competitivo. De nada adianta divulgar vantagens, méritos ou qualquer número se ele não for verdadeiro ou se não tiver qualquer impacto real na vida do seu cliente.

Para ter um diferencial competitivo, procure quais atributos tornem sua empresa única, o que  diferencia dos seus concorrentes. Pense no que torna a sua empresa exclusiva e que pode ser facilmente percebido pelo seu consumidor.

Se você não encontrar um bom argumento de imediato, foque em melhorar aquilo que tem mais possibilidade de se tornar o seu diferencial. Lembre-se que o seu diferencial competitivo deve ser construído e conquistado com muito trabalho, pesquisa e investimento.

Deixe uma resposta