Pesquisa mostra qual é o maior desafio do empreendedor

Pesquisa mostra qual é o maior desafio do empreendedor

Em épocas de crise, é muito interessante avaliar o comportamento dos empreendedores. No geral, existem vários traços de comportamento parecidos entre eles, independente se o negócio é de pequeno ou grande porte.

Isso é mostrado em um relatório divulgado pela Endeavor, através de uma pesquisa aplicada pelo Datafolha. Nesse documento, vemos comprovações de pontos em comum entre os empreendedores, como o fato de que os que sonham mais alto, também são os que crescem mais.

Também é mostrado, que a forma com que enxergam seus desafios empresariais é muito parecida. Entre a grande maioria, o principal desafio não está nos números ou nas estratégias de mercado típicas, mas sim na gestão de pessoas.

Primeiramente, é preciso compreender que antes de qualquer coisa, empresas são feitas por pessoas. Um time comprometido é a chave para que qualquer negócio cresça e gere impacto.

Não é de se estranhar que os empreendedores conscientes atribuam à essa questão uma importância crítica. Algo que já havia sido mostrado no resultado da Pesquisa Empreendedores Brasileiros, feita em 2013 (também pela Endeavor).

Nesse sentido, a grande dúvida é o que fazer para conquistar o engajamento dos colaboradores. De fato, balancear o lado humano com os interesses financeiros da corporação é uma tarefa, no mínimo, exaustiva.

Contudo, ainda de acordo com os resultados da pesquisa, a grande maioria das empresas que obtiveram sucesso nessa tarefa afirmaram que mentorias ajudam bastante.

Mentores podem trazer uma visão de crescimento de longo prazo para os empreendedores. Cabe a cada gestor e empreendedor a tarefa de valorizar e facilitar essa prática.

Deixe uma resposta