Como lidar com o Consumidor 3.0

Como lidar com o Consumidor 3.0

As inovações tecnológicas causaram uma drástica mudança no mercado. Com isso, surgiu um novo tipo de público. O chamado Consumidor 3.0 é, acima de tudo, conectado. Uma característica inerente ao novo modelo de vida globalizada através da internet.

Esse novo comportamento gera dúvidas nas empresas. Afinal, como lidar com alguém que não se contenta com qualquer resposta e demanda atenção diferenciada?

O primeiro passo é entender que esse nível de exigência está diretamente ligada à facilidade de comunicação entre eles. É preciso compreender esse novo tipo de consumidor para conquistá-lo.

Se antes o público alvo era apenas o espectador observando os movimentos de marketing e comunicação das empresas, hoje é ele quem dita as regras e as corporações devem se adequar da melhor forma possível para agradá-los.

Atualmente, é função gerencial de toda organização entender esse protagonismo do consumidor. Uma boa dica para fortalecer esse relacionamento entre empresa e público é manter uma proximidade mais honesta com ele.

Hoje, uma rápida pesquisa na internet o deixará ciente da existência de concorrentes ou de qualquer outra verdade que você pense em omitir.

Outro comportamento típico desse consumidor é a autossuficiência em descobrir tudo o que precisa. Ele não precisa mais confiar em um vendedor ou na informação de uma loja para conhecer todas as funcionalidades de um produto e nem as opções alternativas de compra.

Por isso, é preciso conquistar sua confiança. Se não houver empatia, qualquer motivo será suficiente para que ele busque outras opções. Isso ainda pode refletir-se diretamente no valor da marca perante a grande massa.

É comum ouvir casos de empresas que enfrentaram a fúria do boca a boca digital gerado pelo grande público. Contudo, essa mesma vontade de compartilhar e comentar pode trazer benefícios e alavancar exponencialmente o valor social da sua companhia. Basta apenas saber como se comunicar com ele.

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