É possível obter lucro na empresa com a economia em marcha lenta?

É possível obter lucro na empresa com a economia em marcha lenta?

Nos últimos meses, muito especulava-se sobre como seria a retomada da economia brasileira em 2017, duramente afetada pela crise que assolou os mais diversos setores do país.

Agora, os analistas de economia, como Carlos Langoni da FGV, concordam que a melhoria deve começar timidamente no segundo trimestre do ano, com efeitos mais perceptíveis somente no segundo semestre. Isso faz com que o país entre em marcha lenta, mesmo que não ocorra novos problemas graves.

Nessa situação, o pensamento mais frequente entre as empresas é como obter lucro nesse período. A resposta está em tomadas de decisões mais estratégicas e voltadas a médio e longo prazo. Processos de contenção de custos, muitas vezes  desnecessários, são uma ótima maneira de ajustar o ponto de equilíbrio da corporação e o mesmo vale para novas análises e planejamento de investimentos.

No que se refere a contratações, a dica é sempre valorizar profissionais que tenham capacidades e talentos mais voltados para o mercado direto. Pensamento analítico e visão estratégica garantem que ele será capaz de conduzir o cargo de maneira eficiente. Buscando até novas maneiras de adequar a organização no estado gradual de recuperação financeira do Brasil.

O mais importante, contudo, é compreender que a marcha lenta citada acima não representa um novo ano de crise, mas sim uma melhoria gradual e que deve levar, no mínimo, 6 meses para ser plenamente visível. Apostar em incertezas pode trazer problemas, mas não apostar em nada pode ser igualmente ruim. O segredo é ter cautela e conhecimento para planejar toda e qualquer decisão.

2 comentários

Deixe uma resposta