6 características de um gestor de projetos de sucesso

6 características de um gestor de projetos de sucesso

Existe uma grande diferença entre gerenciar um projeto de forma eficiente e gerenciar apenas colocando-se acima dos demais. Algo evidente até mesmo no tipo de conhecimento de cada profissional.

Prova disso é que as empresas estão bem mais atentas a tal fato. Em um ano de recuperação pós-crise, como acredita-se que 2017 será, os profissionais que demonstrarem entender como é ser um gerente de projetos eficiente terão muito mais prestígio no mercado de trabalho.

Mas afinal, como é o comportamento um gestor de projetos de sucesso? Listamos abaixo 6 características essenciais para qualquer um que deseja agregar valor ao seu próprio trabalho.

1 – Não complique mais que o necessário

Nem todo projeto precisa se afundar em grandes burocracias como manuais e fluxos complexos. Conheça o projeto e entenda exatamente o que ele precisa. Foque nos resultados. Seja prático e flexível, sempre.

2 – Conheça o projeto

Pode parecer bobo, mas muitas pessoas não se dão ao trabalho de conhecer a fundo o projeto que pretendem gerenciar. Entenda os objetivos, o público, a concorrência, a estrutura, a política, as prioridades e qualquer outro ponto relevante.

3 – Lidere, não mande

Há uma diferença muito grande entre liderar e mandar. Envolve desde a postura até o tom de voz usado com a equipe. Um gestor de sucesso torna-se um líder que inspira e motiva a equipe. Você não está acima do time, e sim faz parte dele. Liderança também inclui o bom tratamento e convívio com todos envolvidos com o projeto.

4 – Comunique-se

Com a equipe, com o cliente, com os stakeholders, enfim, com todo mundo. A comunicação é a chave para diminuir a pressão e manter tudo sob controle. Não guarde informações para si mesmo e incentive a sua equipe a fazer o mesmo.

5 – Persista e seja resiliente

Não se engane em idealizar um projeto sem problemas. Sempre haverão obstáculos e imprevistos no meio do caminho que precisam ser solucionados. Manter-se motivado é muito importante para inspirar toda a equipe a fazer o mesmo.

6 – Mantenha-se atualizado

Todo dia surge uma nova ferramenta, técnica, informações, entre outros fatores que podem fornecer uma grande ajuda ao seu projeto. Fique atento e não tenha medo de integrar qualquer coisa relevante para otimizar o projeto.

 

Deixe uma resposta