4 melhores tecnologias para treinamento corporativo

4 melhores tecnologias para treinamento corporativo

Os treinamentos corporativos são responsáveis por uma grande parte do investimento das empresas. E mesmo que existam alguns pontos nessa questão que ainda precisam ser melhor trabalhados para se alcançar o sucesso, é frequente o surgimento de novas formas e metodologias de treinamento.

Interessante notar o quanto a tecnologia vem se integrando a esse tipo de educação empresarial e como ela pode se tornar uma aliada poderosa, caso as empresas saibam como tirar proveito. Listamos as 4 ferramentas mais integradas às novidades tecnológicas que, se usadas com estratégia, podem mudar a forma como o treinamento corporativo é encarado na empresa.

Gamification:

Usa-se os elementos básicos de um jogo em outro contexto. Enquanto o jogo possui o simples entretenimento como função básica, a gamificação quer motivar as pessoas à ação, auxiliar na solução de problemas e promover a aprendizagem.

Metas são incrementadas com uma leve disputa, o que incentiva os colaboradores a se esforçarem para sempre melhorar. Passar para o “próximo nível” torna-se um objetivo desejado, o que gera engajamento geral. Assim como em um videogame, que uma vez iniciado desperta a vontade de concluí-lo, quando se inicia uma disputa com outros jogadores, a vontade de vencer torna-se mais presente. A única recomendação é prestar atenção para que essa disputa permaneça sempre saudável.

Mobile Learning:

A melhor ferramenta quando falamos de treinamentos à distância. Além da redução de custos, esse tipo de aprendizado é mais facilmente integrado ao dia a dia das pessoas por funcionar através de um smartphone ou tablet.

Realidade Virtual:

A mais recentemente integrada, de forma massiva, na área de treinamentos. A realidade virtual coloca o colaborador em um ambiente imersivo e totalmente controlado, eliminando qualquer tipo de distração e potencializando a atenção destinada ao treinamento. Uma das principais vantagens é misturar de forma natural a teoria e a prática, possibilitando a avaliação de ambas de maneira eficaz.

Realidade Aumentada:

Através dela, é possível inserir elementos digitais em um ambiente real e assim, ter mais foco no treinamento. É a manipulação desse conteúdo digital que potencializa o engajamento dos colaboradores. A realidade aumentada dá vida ao conhecimento e ao aprendizado e é uma ótima opção para reduzir as eventuais distrações.

Deixe uma resposta