O segredo para pequenas empresas crescerem

O segredo para pequenas empresas crescerem

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, no Brasil, metade das empresas abertas não conseguem passar do terceiro ano de funcionamento. Esse problema está muito ligado ao planejamento estratégico e administrativo da companhia, além da falta de experiência de gestão para manter o crescimento.

É bem verdade que o primeiro ano de uma empresa pode surpreender até seus fundadores. Não são raros os casos de companhias que tiveram um boom inicial e ultrapassaram as expectativas previstas. Contudo, é com a mesma velocidade que esse crescimento pode empacar ou até mesmo regredir, caso alguns cuidados não sejam tomados.

Para começar, um excelente plano administrativo é fundamental para a estruturação da empresa. Cursos como pós-graduação em Administração podem facilitar muito a elaboração desses planos. Além de abranger uma gama considerável de conhecimentos nas áreas de marketing, ciências humanas, tecnologia e até direito, o curso é mais centrado no próprio mercado de trabalho, ao invés da área acadêmica.

Investir recursos em um plano estratégico e/ou de marketing também se mostra muito importante para garantir o sucesso da empresa. Através deles, questões como mercado, rentabilidade, concorrência, tecnologia, dentre outros, serão devidamente tratadas e analisadas.

Além dos pontos citados, é importante ressaltar que nenhuma empresa é feita por uma pessoa só e portanto, gerar engajamento da equipe é essencial para garantir o sucesso da organização. A produtividade e a vontade de crescimento devem ser somadas e não distribuídas a partir do fundador. Para a empresa crescer, todos precisam querer crescer com ela. Garanta que seus colaboradores sintam-se motivados com essa ideia.

2 comentários

Deixe uma resposta