O Poder da ResiliênResiliência, a chave para o sucesso profissional

Resiliência, a chave para o sucesso profissional

Na área da física, a resiliência é a capacidade que alguns materiais possuem de voltar ao seu estado natural, sem nenhum tipo de sequela permanente, depois de passar por um período de forte pressão e acúmulo de energia. Na área pessoal, o significado segue essa mesma linha explicativa e basicamente se refere à capacidade de uma pessoa em lidar com crises ou situações e fases complicadas.

No meio profissional é uma habilidade muito desejada justamente por serem frequentes os períodos de stress que tais ambientes podem proporcionar. Seja para lidar com uma tomada de decisão ou até mesmo para facilitar o convívio com outras pessoas do mesmo meio corporativo, a resiliência se mostra como um fator determinante para apontar quais são os profissionais mais qualificados.

O melhor de tudo é que, diferente de algumas outras características inerentes a cada pessoa, a resiliência é algo que pode ser aprendido e aperfeiçoado através do treinamento conjunto de vários fatores diferentes.

Dentre os principais fatores é possível citar a autoconfiança, capacidade em acreditar que é capaz de solucionar problemas, a empatia em saber trabalhar com outras pessoas colocando-se no lugar delas e respeitando suas opiniões, a tenacidade, ou seja, saber suportar situações que nem sempre podem ser as mais confortáveis e a flexibilidade em compreender que nem sempre as coisas acontecem do jeito que se espera e é preciso se adequar às circunstâncias.

Assim como qualquer conhecimento ou habilidade técnica, saber moldar o seu próprio comportamento perante as situações, as pessoas e a si mesmo é o que vai garantir o seu sucesso profissional.

Deixe uma resposta