Marketing Pessoal, o segredo do sucesso

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que conta? Pois é, essa frase representa uma verdade maior do que se pode imaginar. É a base do que representa o marketing pessoal.

Saber como vender a si mesmo, seja por meio de comportamento ou aparência, é essencial para agregar valor pessoal e atrair a atenção alheia. Inclusive na área profissional. Mas como garantir que o seu marketing pessoal está sendo feito de uma maneira positiva?

O mais importante no marketing pessoal é saber se adequar à situação em que você se encontra ou almeja ao mesmo tempo em que transmite quem é você como profissional. Isso se reflete diretamente na aparência, por exemplo.

Vestir-se de maneira extremamente formal em um ambiente ou situação mais descontraída pode transmitir arrogância e ar de superioridade que, com certeza, vão prejudicar a sua imagem. Do mesmo modo, a situação contrária vai transmitir falta de comprometimento e irresponsabilidade, que terão o mesmo efeito negativo.

Também não é segredo pra ninguém o quanto a comunicação é importante em praticamente qualquer área, não seria diferente quando falamos sobre marketing pessoal. Demonstrar confiança em si mesmo, assim como ter clareza ao falar é essencial para agregar valor pessoal. Contudo, não se esqueça que a comunicação é uma via dupla e, portanto, saber escutar é tão importante quanto saber falar.

Muito cuidado para não exagerar na hora de transmitir confiança. É uma linha muito tênue para começar a parecer arrogância ou mesmo ego inflado. E convenhamos, nenhuma dessas características é agradável.

Por fim, o segredo de um bom marketing pessoal reside na capacidade de saber dosar adequadamente cada uma dessas observações. Enfatize com cuidado as características que considera importantes para o momento e se adapte à situação em que se encontra. O marketing pessoal funciona quando, mais do que impressionar as pessoas, você também as inspira.

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