Como tomar a melhor decisão para sua empresa?

Uma decisão errada tem o poder de destruir um negócio, principalmente se ele ainda estiver no seu começo. Mas mesmo em uma empresa com um longo histórico, às vezes, uma única decisão ruim pode causar uma terrível mancha na sua reputação, artigo valioso em tempos de clientes cada vez mais conscientes.  

Mas como tomar a melhor decisão? Não existe uma fórmula mágica que garanta que a sua decisão será 100% certeira, mas é possível sim criar mecanismos para procurar a melhor opção no momento da escolha.

O primeiro de tudo é pesquisar muito e conhecer a fundo a necessidade da sua empresa e como as alternativas da sua opção podem influenciá-la. Os mais arrojados podem se irritar com esta etapa e querer partir logo para ação, mas é fundamental ter todo o conhecimento existente à sua disposição. Isso certamente poupará muitas dores de cabeça no futuro.

Outra boa opção é procurar por mentores. Converse com pessoas especialistas na área na qual você possui dúvidas. Busque opiniões de pessoas com mais experiência e visões diferentes da sua. Você não precisa necessariamente seguir o que eles dizem, mas preste atenção ao que eles têm a dizer e reflita sobre os seus ensinamentos.

Uma técnica interessante para estes momentos é o Design Thinking. Você pode ler mais sobre o assunto neste post do SOS Carreira. De forma resumida, o processo do Design Thinking passa por quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. A ideia é mergulhar no problema ou questão a ser melhorada, desenvolver uma solução que seja de fácil reprodução, distribuir essa solução para todos os envolvidos e desenvolver a resolução do problema com essa solução.

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