Cortar custos x Investir com inteligência

Essa é uma tarefa ingrata, porém necessária. Ninguém gosta de cortar custos dentro da sua empresa, mas a crise, uma queda nas vendas, a necessidade de uma adequação ou algum gasto a mais faz com que muitas vezes seja preciso economizar.

Se você nunca passou por isso, pode ter certeza: você ainda vai passar.

Neste momento, existem duas possibilidades muito distintas. Você pode sair simplesmente cortando tudo ou refletir, estudar e aprender a investir com inteligência.

Muitos gestores optam por simplesmente eliminar tudo o que não parece essencial para a empresa continuar com as portas abertas, como o marketing ou uma nova contratação. A curto prazo pode funcionar, mas muitos cortes podem gerar uma situação na qual a empresa não é mais sustentável, afetando o futuro da organização.

Será que o seu corte de agora não será o lucro de amanhã? Antes de decidir eliminar alguma verba, converse com os responsáveis e entenda qual o real papel daquele item ou projeto. O ideal é acompanhar constantemente a saúde da empresa e não deixar de investir, mesmo que seja em menor quantidade. A sustentabilidade do seu negócio pode depender de um investimento inteligente, por isso faça tudo com muita cautela.

Deixe uma resposta