O que um bom gestor financeiro precisa ter

Mesmo que você entenda bastante de finanças, como empreendedor não poderá dar a devida atenção a isso. O motivo? Seus stakeholders precisarão de você para diversas outras tarefas. Portanto, é muito importante ter uma pessoa dedicada à área para fazer seu negócio crescer. Mas, para decidir o perfil para o gestor financeiro, é necessário ter noção do protagonismo da área nas empresas.

A área de finanças tem papel fundamental para planejar a estratégia, controle gerencial e nos desafios do crescimento. No livro “Safári de Estratégia”, Henri Mintzberg comenta que a formulação da estratégia pode ser vital para a sobrevivência e o crescimento do negócio e que a estratégia é caracterizada pela escolha: como e onde encontrar a melhor estratégia ou como criá-la. A área financeira é líder deste processo e entender o modelo de negócio da empresa é base fundamental no planejamento estratégico e operacional.

Os elementos do controle gerencial incluem:
• Planejamento estratégico
• Elaboração do orçamento
• Alocação de recursos
• Responsabilidades
• Mensuração de desempenho
• Avaliação
• Recompensa

Um processo de controle gerencial deve garantir a implementação dos planos estratégicos, maximizando os resultados do negócio. A administração financeira realça o papel da área financeira no planejamento e controle dos resultados do negócio.
As funções primordiais de um gestor financeiro
L.J. Gitman, no livro “Princípios da Administração Financeira”, destaca as três funções primordiais do administrador financeiro:
• Análise
• Planejamento financeiro
• Administração da estrutura de ativos da empresa e de sua estrutura financeira (capital)

O entendimento por parte do gestor financeiro das contas referentes ao Demonstrativo de Resultados merece atenção especial. É óbvio que a importância na gestão e entendimento do balanço refletem a saúde financeira da empresa e não somente o resultado de um determinado exercício.

Vale ressaltar o papel do gestor financeiro no crescimento do negócio, entendendo as alavancas do crescimento e a maximização do retorno ao acionista/investidor.

Analista de Finanças FGV

Se você tem interesse em aprimorar os conhecimentos nessa área, a Conexão FGV oferece o curso Analista de Finanças, que tem por objetivo formar profissionais na área de finanças, capacitando os participantes nos mecanismos adotados na gestão dos recursos financeiros das empresas. O aluno conhece as principais rotinas financeiras e os produtos bancários para investimento empresarial, perseguindo soluções práticas para a gestão do negócio.

O Analista FGV é direcionado aos portadores de diploma de curso superior e a profissionais que, mesmo sem formação universitária, possuam relevante experiência na área de saber do curso.

Deixe uma resposta