Como deixar de ser um procrastinador

Ao postergar suas atividades ou metas, as pessoas precisam lidar com a frustração de adiar (e, muitas vezes, impedir) a colheita dos frutos de seu esforço. É preciso abandonar o lema “Não deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã”.
Especialistas concluíram que a procrastinação está com os dias contados. Segundo pesquisadores da University of Southern California, nos EUA, a solução para acabar com este comportamento é pensar que o futuro começa agora.
É só converter o período que falta para executar uma tarefa em unidades de tempo mais curtas, levando em conta o prazo em horas e dias, invés de meses ou anos, mesmo que o total seja o mesmo. Se é preciso entregar um projeto em dois meses, o melhor é pensar que restam 60 dias para o fim do prazo, por exemplo.
Um dos experimentos que comprovaram essa teoria foi realizado com mais de 1.100 pessoas. Na pesquisa, os participantes foram questionados sobre quando começariam a economizar dinheiro para a faculdade e para a aposentadoria.
As respostas mostraram que os que analisam o futuro em dias planejaram começar as economias quatro vezes mais cedo do que os que fazem planos pensando em anos.
Outra experimentação, feita com 162 participantes, tinha como objetivo planejar um evento, como apresentação de trabalho ou casamento, determinando a data em que aconteceria.
Aqueles que pensaram em dias fixaram os acontecimentos fictícios em datas com, mais ou menos, 30 dias de antecedência, comparados aos programados pelas pessoas que planejavam em meses ou anos.
A razão para isso está no fato de que os primeiros se sentem mais conectados com o futuro e, por isso, conseguem agir antes que seja tarde demais.

FONTE: Info

Deixe uma resposta