Razões que impedem a contratação para um novo emprego

Nestes tempos bicudos com economia instável e muito desemprego é sempre importante ficar atento a possíveis vagas ofertadas pelas organizações. Mesmo escassas, elas aparecem. Quando isto ocorre, precisamos estar preparados para participar do processo seletivo.

Estar à disposição no mercado de trabalho, participar de grandes e significativos processos seletivos, ter interesse na vaga de emprego dos sonhos são alguns dos desafios enfrentados por qualquer pessoa inserida no mercado de trabalho. Existem alguns detalhes em que recrutadores estão sempre de olho, mas passam despercebidos aos que não estão tão acostumados assim com os métodos e preferências das grandes companhias ou agências de emprego. Há recrutadores que verdadeiramente se importam com a frequência de atualizações das redes sociais de seus funcionários. Outros, dão uma atenção muito grande à empresa anterior de seus entrevistados.

Vou listar abaixo algumas razões que podem atrapalhar na hora da seleção.

Recrutadores, quando selecionam candidatos para entrevista de emprego, sempre dão uma olhadinha em suas redes sociais – principalmente no LinkedIn. É importante, então, demonstrar um pouco de sua personalidade, seus gostos, experiências e companhias. Esteja certo que você não será chamado à vaga de emprego dos sonhos caso seja um desconhecido das redes sociais. O contrário também é válido. Se o seu perfil nas mídias tem um caráter duvidoso, isso poderá jogar contra na hora da análise por parte do recrutador. Portanto, cuidado com o que publica!

Sua empresa atual não é muito conhecida. Muitos recrutadores buscam seus candidatos a partir dos nomes de grandes companhias. Se você é um daqueles que trabalha nas empresas que lideram o mercado, certamente estará incluído em grandes processos seletivos e irá até o fim deles. Caso contrário, é preciso que você se empenhe e demonstre sua capacidade nas entrevistas de novos empregos.

É muito mais fácil conquistar uma vaga em um processo seletivo quando se tem boas referências e indicações. Seu passado nesta hora irá contar muito, principalmente se você tiver realizações relevantes em sua carreira.

Mantenha sempre seu currículo atualizado. Esta é uma forma de estar preparado para possíveis processos seletivos. A forma latina original do currículo já explica esta questão: Curriculum Vitae. Curso da Vida, em uma tradução livre. Sua vida está em constante movimento. Seu currículo também deverá seguir o mesmo fluxo.

Estas dicas são valiosas e podem ser decisivas na hora de você disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Autor: Jorge Luiz Conde, Professor Universitário e Consultor Organizacional

Deixe uma resposta