Sinergia: equipe trabalhando junto e buscando um objetivo comum

Sinergia na equipe é o movimento unifome de todos os integrantes de um mesmo time, de um mesmo grupo, em direção ao mesmo objetivo. Simplificando, é quando as pessoas estão cooperando umas com as outras, seja em sociedade, seja em família ou seja numa corporação.

As pessoas foram condicionadas a lutarem por seus objetivos, pela sobrevivência. E essa luta ocorre, muitas vezes, de uns contra os outros. Pode até ser que não haja o desejo que o outro perca, mas ganhar é sempre o que almejamos. É assim o condicionamento de sobrevivência.

Nunca deixaremos de competir, aliás isso é um dos combustíveis que movem integrantes dos grupos, mas, quando eles resolvem atuar em time, o lado individual faz concessões e alcança-se a tão fundamental “cooperação”.

Cooperar é estar lado a lado. Somente assim podemos ter os mesmos objetivos. Do contrário, estamos frente a frente, competindo. Agora vem uma curiosidade: a melhor forma de competir é cooperar! Quando fazemos isso, criamos uma relação de gratidão entre os componentes do grupo e, como todo processo de gratidão, temos o desejo de agradar aquele que fez o mesmo por nós. E, quando resolvemos retornar a ação recebida, começamos a nos conquistar mutuamente.

A competição acontece quando você começa a cooperar com todos e em grande escala, e todos começam a ficar com uma espécie de “dívida” com você. E se todos te “devem”, você está ganhando a competição. Ficou melhor cooperar assim? Sabendo que está competindo?!

Obviamente que este é um olhar de cooperação usada para competir, mas nesta visão escondemos o lado essencial do processo de cooperar. Então vamos ao lado essencial, lado nobre e real.

Depois que você começar a cooperar, com a desculpa que assim estará competindo, será tocado pelos encantos que circundam o ato de ajudar o próximo. Algo ligado à nossa humanidade, nomeado “compaixão”.

A compaixão é uma das formas de amar. Quem experimenta ajudar os outros, nota que o ganhador é quem ajuda, muito mais do que o ajudado. É o mesmo sentimento de dar presentes e recebê-los. Quem ganha, não alcança o mesmo grau de felicidade daquele que entrega. E esse é o processo de cooperar, ajudar, atuar em time e ser mais forte quando o outro está junto, numa relação de sinergia!

Para implementar essa relação num grupo basta estimular que cada integrante do seu time venha fazer uma boa ação, uma ajuda para o outro integrante do seu grupo. Se cada um vai ajudar o outro, temos uma via de duas mãos e todos começarão o processo de cooperação. Neste primeiro momento, essa ação será induzida, obedecida. Talvez, dependendo da individualidade do grupo, num segundo e terceiro momento, também induzido e debaixo de murmuração. Mas esses percalços só vão durar até o momento que o “ajudador reclamão” trocar de papel, se tornando também o “ajudado envergonhado”.

Um aspecto importante que não se pode negligenciar é a crença! Todos devem ter a mesma crença naquilo que está na bússola como norte para o time. E cabe ao gestor, ser esse grande “conquistador de crenças grupais”. A cooperação e a competição só serão implementadas se o gestor for um profissional que sabe mover seu grupo nesse sentido e objetivo. É preciso que ele direcione seu time para os mesmos fins. E esse processo de fazer o time atuar no mesmo sentido é feito um a um. É diário, é no detalhe de uma fala, é na assertividade de uma orientação precedida de uma boa audição e compreensão.

O líder que faz um grupo seguir num mesmo caminho é o que faz o grupo seguir no seu próprio caminho. Na verdade, essa crença em comum que o grupo deverá alcançar é a já existente no gestor. Portanto, ter o grupo seguindo a mesma crença passa pelo verbo “conquistar”.

O Gestor, precisa “conquistar” seu time. Um á um. Cada integrante do grupo precisa “conquistar” seu par. É uma espécie de confecçionar uma “corrente com seus elos”.

Conquistar é verbo! É movimento, é instável. Precisa ser sempre refeito, reposicionado, avançado e mudado. A toda essa instabilidade, cercada de emoção e razão, damos o nome de sinergia! Sinergia é inerente ao homem quando está em sociedade. A Sinergia não está pronta! A Sinergia não é pra qualquer time! A sinergia é desafiadora! A sinergia é fundamentada nos detalhes! Conquiste-a , com seu grupo. Conquiste-a hoje, amanhã, depois de amanhã…em grupo. Sempre!

Por Eduardo Fortes

Deixe uma resposta