Planejamento estratégico. Você sabe como fazer?

Planejamento Estratégico é um tema bastante explorado no mundo empresarial, principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo. Mas o que é ele? Muitos autores se aventuram em diversas definições: algumas precisas, outras nem tanto. Eu, modestamente, defino “Planejamento Estratégico” de uma maneira simples: ter um ou mais objetivos definidos e planejar como alcançá-los.

Aí você deve estar se perguntando: “Como assim? Já li milhares de livros, assisti palestras, conferências, conheço pessoas renomadas que desenvolveram teses, metodologias… E a autora aqui propõe uma definição tão simplista?”

Isso mesmo! O ato de planejar antecede o nosso nascimento. Nossos pais planejaram nossa concepção (ok, às vezes não). Aí nascemos. Nossos pais continuaram planejando. Deram-nos a educação que consideram as melhores, nos ensinaram suas crenças e valores, e assim crescemos. Até que chega o momento que nós iniciamos o nosso próprio projeto. Nosso planejamento pessoal e profissional. Onde estamos? Onde queremos estar daqui um ano, dois, três,… dez anos?

Pergunto a você, é importante planejar? Tenho certeza que a resposta é sim. Por isso, faço uma analogia com o mundo empresarial. É fato que todas as organizações, sejam elas de qualquer porte ou segmento, devem fazer seu plano estratégico. Ele pode ser de curto, médio ou longo prazo. Primeiro elaboramos o de curto prazo para depois pensar no médio e no longo prazo. Lembrando que no decorrer dos acontecimentos, as revisões são constantes e, mais uma vez, na minha opinião, não há regras para revisões. Que elas sejam feitas sempre que necessárias.

Outro ponto de extrema importância é a definição de métricas. Para monitorar o plano estratégico precisamos de parâmetros, caso contrário, ficaremos com um barco à deriva. Cada organização deve definir suas métricas/parâmetros no momento da elaboração do plano, propriamente dito, para que não haja dúvidas quanto ao atingimento das metas preestabelecidas. Esse tema é fundamental para que todos os envolvidos tenham total conhecimento dos objetivos propostos e alcançados.

Vanessa Janni Epelbaum é professora, contadora e estudante de doutorado. Há alguns anos planeja sua vida com afinco e confessa que nem tudo sai como o planejado. Nas horas vagas pratica esportes, estuda, lê revistas em quadrinhos, escreve livros, artigos, viaja e mergulha para se desligar do mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta