Como manter uma equipe motivada?

Ter uma equipe competente, empolgada, eficiente e apaixonada pelo seu trabalho é o sonho de toda liderança. Mas o dia a dia, com suas obrigações, prazos apertados e surpresas acaba desmotivando a equipe. Muitos especialistas estudam o tema motivação e apresentam palestras, artigos e livros sobre o assunto. Mas a verdade é uma só: uma empresa não vai conseguir motivar seus colaboradores, pois a motivação é algo íntimo e pessoal, que depende de cada um.

Não, isso não quer dizer que tudo está perdido. O papel da empresa é criar um ambiente propício para o seu colaborador conseguir desenvolver sua própria motivação. Ter um local de trabalho adequado, uma boa comunicação e remuneração interessante cria uma atmosfera positiva, que incentiva seu colaborador a acordar todas as manhãs e ir para o trabalho.

Agora, a motivação para trabalhar depende de cada um (perceba que “ir para o trabalho” é diferente de “trabalhar”). Algumas pessoas se motivam com dinheiro, outras com reconhecimento ou com oportunidades de crescimento. É importante conhecer os colaboradores e entender se seus objetivos são compatíveis com a empresa. Em alguns casos, temos pessoas com muito talento, mas com objetivos que não combinam com os da organização. Nesse caso, tanto a empresa quanto o colaborador acabam perdendo, pois ele fica desmotivado e infeliz, enquanto a empresa acaba com um funcionário rendendo muito menos do que ele é capaz.

Para criar uma atmosfera positiva de trabalho, é importante selecionar colaboradores que combinem com os objetivos da organização. É preciso também investir na qualidade do local de trabalho, ter uma remuneração justa, comunicação clara e reconhecer o trabalho de cada um. Benefícios são sempre interessantes, mas não é preciso gastar enormes quantias de dinheiro. Conheça seu público e ofereça benefícios que combinem com eles: pode ser que aquele videogame de última geração não seja tão animador quanto ter um espaço relaxante para tirar uma soneca depois do almoço.

O líder deve mostrar para cada membro da equipe que o seu trabalho é importante e faz a diferença nos resultados da empresa. Ao invés de apontar falhas e cobrar mais resultados, ele deve mostrar os principais desafios que a empresa enfrenta e incentivar que a equipe crie soluções. Entendendo que fazem parte de algo maior, os colaboradores certamente irão perceber como o seu papel é maior do que apenas um cargo. E isso, com certeza, inspira a motivação.

Deixe uma resposta