Dicas para aproveitar ao máximo cursos com módulo internacional

Uma experiência internacional enriquece o currículo e prepara o executivo para lidar com o mercado global. Existem diversos tipos de módulos internacionais, como mestrado ou MBA executivo, cada um com suas peculiaridades, mas sempre representando um grande ganho para o profissional. Para aproveitar cada segundo dessa experiência, organização é fundamental. Por isso, ao decidir ingressar nessa modalidade de curso, separe um tempo para conhecer sua programação e ementa. Faça uma rápida pesquisa sobre cada disciplina que será estudada e descubra seus principais cases. Tenha pleno conhecimento sobre como funciona o curso, sistema de avaliação e calendário de aulas.

Para a viagem, é importante escolher um destino que realmente represente um diferencial competitivo no seu setor, e não apenas um “ponto turístico”. Depois do local já escolhido, pesquise sobre a insituição que irá frequentar e verifique todas as atividades das quais você pode participar. Pesquise também sobre a cidade, seu clima e pontos mais conhecidos. Aproveite as facilidades do Google Maps e já visualize os arredores de onde você irá ficar. Ter essa segurança de “eu já vi essa rua” traz mais autonomia para o visitante.

A maior parte dos módulos internacionais acontecem nos Estados Unidos, por isso ter um bom inglês é altamente recomendado, mas não essencial. Converse sobre isso com a direção do seu curso, mas a maioria oferece aos alunos tradução simultânea do inglês para o português. No entanto, se você estiver com a língua inglesa um pouco enferrujada, encare este desafio como uma oportunidade. Faça perguntas, leia tudo o que for possível e aprenda novas palavras. Existem alguns guias de viagem específicos para executivos, que além de mostrar palavras básicas para a vivência em outro país, apresentam também conversações com termos mais profissionais. Essa é uma ótima pedida para as horas dentro do avião.

Procure por cursos sérios, de instituições renomadas que já tenham muitos alunos formados. Se possível, converse com alguém que já tenha feito o módulo para saber como tudo funciona. Bons programas garantem total apoio ao aluno durante a viagem, mas ouvir a experiência de alguém que já tenha passado pelo mesmo traz mais segurança e certeza de que o aluno está fazendo uma escolha acertada.

Mestrados ou MBAs com módulo internacional preparam o profissional para uma vivência prática de mercado, agregando uma sólida experiência. Com alguns pequenos cuidados durante a viagem, essa experiência torna-se um verdadeiro diferencial para sua carreira.

Deixe uma resposta