4 dicas para uma boa negociação

Negociar é uma arte. Algumas pessoas já nascem com um talento nato para isso, mas é possível sim aprender técnicas e estratégias para virar um bom negociador. Esta é uma habilidade útil em diferentes cargos e mercados de trabalho, pois pode representar o limiar entre um grande sucesso ou uma oportunidade perdida.

Cada pessoa tem um estilo de negociação, e isso é natural. Não existe o melhor ou o pior jeito, mas algumas dicas são importantes para conseguir os melhores resultados. Planeje, pense com clareza e respeite a outra parte envolvida. Confira essas e outras dicas para se tornar um negociador de sucesso.

Planeje

Antes de começar a negociação em si, antecipe todos os acontecimentos na sua cabeça. O que você quer? Qual a alternativa possível? E qual o desejo da outra parte envolvida? Por que essa negociação é tão importante? Reúna fatos e argumentos válidos antes de falar com o outro.

Controle a ansiedade

Uma situação na qual nem tudo sai como você gostaria gera ansiedade e pode trazer irritação e falta de controle. Não se deixe abater e não se irrite caso escute alguns nãos. Eles fazem parte da estratégia e estarão sempre presentes quando duas pessoas estão tentando atingir o melhor objetivo

Negociação não é combate

A questão não é conseguir o melhor resultado para você e o pior para o outro lado. Uma negociação busca sempre um ganha-ganha, uma solução que seja benéfica para as duas partes. Mesmo que você não atinja 100% do que tinha planejado no começo, ter um resultado que satisfaça todo o grupo já será um ganho importante.

Demonstre interesse pelo outro

Duas pessoas em uma negociação são dois pontos de uma mesma situação. Ao invés de partir com tudo e tentar simplesmente derrubar seu oponente, entenda qual a necessidade dele e conversem sobre isso. Vocês dois não são adversários. Faça perguntas claras e peça para ele explicar os pontos nos quais você está em dúvida. Entender os dois lados da situação irá te ajudar a negociar melhor.

Deixe uma resposta