Evolua sempre: dicas para crescer na sua carreira

A carreira dos sonhos é uma batalha diária, não uma conquista de um dia só. Por mais que você já esteja em uma posição confortável no seu trabalho, sempre existe a possibilidade de crescer ainda mais, se esse for o seu desejo. Utilizando as estratégias corretas e planejando o seu crescimento é possível não perder o foco e estar cada vez mais próximo de atingir a sua próxima etapa na vida profissional. Confira algumas dicas para impulsionar sua carreira.

Faça uma autoanálise

Conhecer-se é o primeiro passo para crescer. Reconheça seus pontos fortes e fracos. Faça uma lista das habilidades que deseja desenvolver e pense em como fazer isso. Pode ser através de cursos, consultoria, coaching ou leituras especializadas. Invista esse tempo em você.

Transforme sonhos em planos

Aonde você quer chegar? Pense em onde gostaria de estar em 10, 15 anos. Não dê limites para o seu sonho e imagine tudo o que quiser. Depois, vá regredindo no tempo e imaginando tudo o que precisa ser feito a cada tempo para atingir sua meta principal. Isso lhe dá uma série de pequenos deadlines, importantes para manter seus planos em dia.

Trabalhe em etapas

Quando temos um objetivo muito grande, ele parece inalcansável. Mas se o dividimos em etapas, percebemos que ele é totalmente possível, precisando apenas de organização. Dividindo tudo em pequenas ações conseguimos progredir diariamente e manter o entusiasmo para atingir os objetivos.

Reavalie sua trajetória periodicamente

Por serem planos a longo prazo, fica fácil perder o foco. Marque na agenda uma reavaliação, no mínimo semestral, para analisar se tudo está caminhando como deveria.

Procure ajuda de especialistas

Se ainda assim, planejar suas estratégias na carreira parece uma tarefa impossível, procure ajuda. Um coach, por exemplo, pode ajudar você a traçar as melhores estratégias para atingir seus objetivos. Conversar com pessoas da mesma área, que passem pelos mesmos desafios e sejam de confiança, também pode ajudar.

Seu objetivo não precisa ser sempre o mesmo

Atingindo seu objetivo é hora de comemorar o sucesso, mas também de se preparar para novos desafios. Pense em toda a sua experiência, onde você chegou e o que pode ser feito. Faça uma autoanálise e já defina sua próxima meta. Permanecer em constante movimento é o verdadeiro sucesso.

Deixe uma resposta