Aprenda a argumentar com propriedade

Saber comunicar suas ideias com clareza é o primeiro passo para uma gestão de sucesso. Independente da sua área de atuação, ter o poder da argumentação ajuda a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Se você não acha que está argumentando com propriedade, preste mais atenção em como é a sua fala nos momentos de confronto. Organizar as ideias na cabeça, ter exemplos e usar sua inteligência emocional são fatores chaves para ganhar discussão.

Para sua argumentação ser coerente, tenha claro quais os motivos que o levaram a acreditar que a sua solução é a melhor. Como surgiu essa ideia? O que ela pode causar? É preciso ter firmeza do começo ao fim da sua argumentação. Dê exemplos relacionados e faça paralelos com outros cases do mercado.

Esteja sempre com os conhecimentos sobre sua área de trabalho atualizados. Fica impossível argumentar com propriedade se você não tem ideia das novas técnicas e estratégias que estão sendo aplicadas no seu mercado. Faça cursos, pesquise e aprenda com os experts do setor. Muitas vezes com um curso rápido você poderá embasar com qualidade a ideia que você está defendendo.

Não tenha medo de expor sua opinião, desde que ela tenha fundamentação lógica e exemplos relevantes. Mesmo que não exista uma ideia como a sua, separe sua premissa em pequenos dados e comprove cada um deles separadamente.

O modo como você se expressa faz toda a diferença. Fale com clareza e segurança. Demonstre ter certeza do que está sendo discutido. Ouça seu interlocutor, mas não deixe de explicitar seu ponto de vista. Nesse momento, trabalhar com a inteligência emocional faz toda a diferença. Não fique nervoso nem levante a voz. Calma e tranquilidade passam uma imagem de segurança e liderança.

Com um discurso coerente e uma postura de liderança você estará pronto para argumentar com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta